Fala SUL

Santa Catarina – Florianópolis

 

A influência Açoriana

 

Foram os portugueses – bandeirantes, caçadores de índios e aventureiros – que desbravaram Santa Catarina, espalhando entrepostos e povoados pelo litoral a partir do séc.XVI. Os imigrantes açorianos vieram bem mais tarde, no séc.XVIII, mas foram eles que colonizaram e deram forma ao tipo humano tão especial que hoje habita os 500 km de litoral do estado.

Em Santa Catarina a palatalização do /S/ travante compreende a parte central da faixa litorânea, a qual perfaz cerca de 160 km dentre o total de 400, numa latitude de 20 a 30 km. O litorâneo fala chiado porque ele faz um reforço fonético nas palavras terminadas em / S / ou no plural, puxando este / S / para um som parecido com o /G/ em “gelo”. Os lingüistas, baseados no alfabeto fonético universal, a representam com a consoante /J/.
Vocês, por exemplo, é pronunciado “vocege” representado assim: vocej.
Seria o som próximo do fonema representado pelo dígrafo /CH /, aquilo que os lingüistas chamam de /S/ chiado-álveo-palatal.
É uma herança bem típica do galaico. Os povos espanhóis que se situam ao norte de Portugal, na região da Galícia, representam esse fonema pelo /X/. É comum em mapas medievais, ver-se grafado a capital dos portugueses, com /x/ ao invés do /s/: LIXBOA. Isso baseado em termos em que o /X/ tem esse som chiado, como em lixo, graxa, faixa, caixa etc.

Dizem que o catarinense litorâneo fala cantado porque ele dá um reforço no som, esticando sonoramente as sílabas tônicas das palavras. Ele faz entoar reforçadamente a sílaba tônica das paroxítonas, em especial no final de uma oração, sobretudo se for exclamativa: “Quando ele mi xingô, eu virei num demoooooonho!!!”.
Já na região oeste e, principalmente, na região serrana, a linguagem principal é o “gauchês”. Principalmente na região de Lages, onde habita o “catarucho”, uma mistura muito própria de catarinense com gaúcho e que, neste caso, fala o “cataruchês”. Também falam o “paranês” da fala do “leiTE quenTE”.

Alfabeto Rio Grande do Sul

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: